Friday, August 29, 2008

O Guardião de Memórias


Este é o primeiro romance da escritora kim edwards. Assim Edwards já
estreou sua carreira de romancista com um best-seller no New York times
e acabou abocanhando também um prêmio no British Book Awards.



Nada mal para um primeiro romance. Embora algumas vezes livros que
vendem muito possam ser um tanto comerciais, e este não foge um pouco a regra.
Eu acho que o diferencial neste livro é que ela escreve como as pessoas
realmente costumam agir. Como um pai rejeita um filho deficiente ou pessoas
que escondem segredos por toda vida. E isso acontece com certeza na vida.

A estória começa quando o Dr. Henry, em 1964, faz o parto de sua esposa e
nasce gêmeos, um garoto e uma garota. A menina, porém, tem síndrome de
down. Imagina naquela época alguém ter síndrome de down? Hoje já é dificil,
pois ainda existe muita idéias equivocadas a respeito da síndrome.
O Dr. Henry resolve dizer a esposa que a garota morreu, mas entrega o bebê
a enfermeira que trabalha com ele para que coloque a criança em uma
instuição para deficientes.

A partir desta decisão, a vida de todos nesta estória é mudada drásticamente.
E todo o livro desenrola as conseqüências.

Gostei do livro, mas não é leitura obrigatória :). Um motivo que me fez
gostar dele é que eu mesma tinha idéias equivocadas sobre alguém com
síndrome de down, mas este livro mudou não só as minhas concepções sobre
estes individuos especiais como de outras pessoas também.

Wednesday, August 20, 2008

Novo livro de Saramago

Hoje eu iria escrever sobre mim, mas quando vi a notícia do novo livro do José Saramago não me contive e achei que algum comentário deveria fazer.

Saramago e um escritor com um estilo todo peculiar, após se acostumar com seu estilo, o leitor se delicia com a história. O único livro que li dele foi Intermitências da morte. Ensaio sobre cegueira também figura como uma grande obra dele, então obviamente já esta na minha pilha de leitura..:)

O novo livro dele se chama A viagem do elefante. Você pode ler um trecho desta nova obra no blog do Saramago. Pelo que li na reportagem sobre o livro ele deve ter o mesmo estilo de humor e ironia de Intermitências da morte. Saramago classifica este livro como um conto, o qual conta a história real de um elefante chamado Salomão, que viajou no século XV de Lisboa a Viena.

Talvez, a príncipio, não chame atenção a história do livro, pelo menos não me chamou, no entanto o toque de humor de José Saramago é sempre um atrativo.

Saturday, August 16, 2008

A revolução dos bichos

George Orwel, o qual escreveu "A revolução do bichos", é um pseudônimo de Eric Blair. Ele escreveu o livro "1984", também bastante conhecido. Existe também um blog que posta textos do diário de Orwel, é o http://orwelldiaries.wordpress.com/.

Quanto ao livro "A Revolução dos bichos", Orwel escreve em forma simbólica a tomado do poder por 'socialistas'. A revolução dos bichos é tomado do poder de uma granja pelos bichos, expulsando os donos do lugar. Em cada bicho parece existir a representação de um tipo de pessoa da sociedade, as conformistas, as otimistas, pessimistas, e por assim vai.

O livro realmente é bastante agradável e delicioso de ler. Também é curto. Para quem não gosta de leituras longas, mas quer evoluir sua literatura (seja lá o que possa ser evoluir em termos de literatura), pois faz o leitor pensar nos simbolismos.

Thursday, August 07, 2008

Cem anos de solidão

Deixei de postar sobre alguns livros que li, um deles foi O Guardião de Memórias.
Que posso falar em outro post também.

O último livro lido por mim foi 'A revolução dos bichos', porém não podia deixar de falar do livro que li antes deste, que foi Cem anos de solidão. Uma palavra apenas para definir este livro: fantástico. Agora sim alguns comentários..:)

Eu não conhecia nenhum livro do Gabriel Garcia Marques, mas quando lançaram o filme 'O amor nos tempos da cólera', que por sinal também parece ter uma excelente estória, resolvi me aventurar por algum livro do Gabriel.

O mais interessante do livro é que Gabriel Garcia utiliza elementos fantásticos para dar andamento a sua estória. Ciganos, feitiçaria, almas penadas, são exemplos de elementos utilizados e que dão a sensação que os personagens vivem em outro mundo diferente do seu. Os personagens, porém, moram na América espanhola e outros vão, inclusive, a Europa. Alguém que ler este comentário meu pode torcer o nariz para tal recurso do Gabriel, mas eles são utilizados de forma que as cenas pareçam reais. Então você logo imagina as conversas entre o tal personagem e a tal alma penada.

A seqüência de personagens com o mesmo nome, pode ser muito confuso as vezes, no entanto como cada personagem tem uma estória e um jeito facilita a identificação de quem é quem.

O livro basicamente conta a estória de várias gerações de uma família. Uma família esquisita, divertida e empolgante.

Um livro que todo mundo deve ler na vida. Coloque na sua pilha de livros, nem que seja no ultimo lugar.