Santa Moreninha e Mulata Danadinha
Moreninha era a segunda filha de dez irmãos. A quantidade de irmãos, a pobreza e o excesso de trabalho dos pais fizeram com que Moreninha e seus irmãos passassem muito tempo na rua. Este fato não foi um problema para Moreninha, que já nasceu santa. Sua mãe contava que Moreninha nasceu com uma marca de cruz no peito, mas que sumiu misteriosamente depois.
Os irmãos de Moreninha eram o oposto: pelo menos três se perderam na vida. Maneco, o terceiro irmão, se perdeu nas drogas. Maciel, o quinto irmão, morreu com um choque enquanto surfava em um trem. Mirtes, a sexta irmã, fugiu de casa aos 14 anos com um homem casado. Os irmãos restantes de Moreninha sobreviveram, porém em um marasmo de preguiça e desordem.
A vida bem que tentou desencaminhar Moreninha através da irmã mais velha, Mulata. Por ser a irmã mais velha e levando-se em consideração a falta da presença dos pais, Mulata era alguém a ser seguida. Assim Moreninha amava Mulata com adoração, mais do que todos os irmãos e irmãs que tinha. O problema era a índole de Mulata, que influenciou Moreninha nos únicos pecados que cometeu em vida.
O primeiro e último cigarro que Moreninha experimentou foi oferecido por sua irmã Mulata. As duas estavam no colégio e foram correndo para o banheiro, rindo de alguma coisa. As duas se trancaram em um dos compartimentos do banheiro, e quando Mulata tirou um cigarro do sutiã e acendeu, Moreninha arregalou o olho, mas não falou nada. Mulata disse:
- Pega!
Como Moreninha não pegava, Mulata insistiu mais. Finalmente Moreninha pegou o cigarro e tragou. Tossiu tanto que nem conseguiu ouvir a irmã rindo.
Fisicamente as duas irmãs eram bem diferentes. Enquanto Moreninha era muito magra, Mulata era encorpada e com muitas curvas. Assim Mulata sempre chamou mais a atenção dos homens que a irmã. Mulata bem que tentou arranjar namorados para Moreninha, porém os homens associavam Moreninha com a Sagrada Mãe, então nunca dava certo.
A união das duas irmãs era muito grande. Quando Mulata arranjava confusão, colocava Moreninha para brigar por ela. As inimigas de Mulata sempre as provocavam antes das brigas:
- Lá vem Santa Moreninha e Mulata Danadinha.
A separação entre as irmãs aconteceu quando Mulata fez 18 anos e conheceu um homem mais velho. Casaram-se depois de apenas seis meses de namoro. Entretanto, o homem mais velho não conseguia consumar o casamento. E quanto mais o homem mais velho tentava, mais nervoso ficava. Um dia, após uma nova tentativa de consumar o casamento, ele bateu muito em Mulata. Desde então Mulata parou de visitar a família.
Dois meses depois, Moreninha resolveu visitar a irmã. Foi caminhando até a casa de Mulata - como era longe, chegou de noite. Na frente do muro já era possível ouvir os gritos de Mulata vindos do lado de dentro. Moreninha não hesitou quando entrou na casa. Bateu na porta até ser atendida pelo marido de Mulata. Moreninha soube que iria morrer. Morrer como uma santa. Apanhou enquanto a irmã fugia da casa.
O marido de Mulata foi preso pela morte de Moreninha. Mulata, porém, continuou se envolvendo com homens cada vez piores, nunca parando para pensar na morte de Moreninha. Muito tempo depois, Mulata foi ao cemitério para enterrar seu quarto companheiro. Enquanto saia de lá parou em frente à lápide da irmã, sem perceber. Pela primeira vez pensou realmente na morte da irmã. Chorou muito. Assim que parou de chorar, declarou:
- Tenho tanta coisa a dizer, mas não sei como começar.
Mulata apenas voltou a chorar e não falou mais nada.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home