Monday, August 02, 2010

O jogo

Doze de setembro de 2007. Partida entre Flamengo e Cruzeiro válida pelo campeonato brasileiro. Apenas 11640 pagantes no Maracanã. Perfeito para dois amigos que se dirigiam ao estádio. Um era botafoguense e outro vascaíno.
Sentaram na arquibancada mais vazia. O botafoguense virou para o vascaíno e disse:
- Preparado para perder?
- É mais fácil o Vasco perder para o Botafogo do que eu perder para você no baralho.
Sentaram entre as cadeiras brancas e viram boa parte do jogo. Depois do segundo gol do Flamengo, aos 27 minutos do primeiro, marcado por Léo Moura, os dois amigos
começaram a jogar cartas. Alguns torcedores turistas, sentaram logo acima deles, observando com curiosidade duas pessoas que jogavam baralho no meio de um jogo de futebol.
Os amigos botafoguense e vascaíno conversavam enquanto jogavam cartas.
- Minha filha vai casar no fim de semana.
- Maravilha, parabéns. Meu filho está se separando da esposa.
- Parabéns para ele também - disse o botafoguense, que logo riu da sua piada.
- Que isso, cara. Quando um casamento desmancha, alguém sempre sai muito magoado.
- Vou te contar um segredo, meu amigo vascaíno. A vida é cheia de problemas e complicada. Ele só se livrou de um problema.
- Dúvido que você fale isso com sua esposa.
- Claro que não falo. Veja bem, todos os problemas da nossa vida começam no vestibular, decidir qual curso fazer é um tormento. Achamos que entrando para faculdade vai ser liberdade. Garotas sem frescura e coisa tal. Tudo ilusão, as garotas continuam difíceis e tem a pressão de se formar. Pensamos então: quando eu arranjar um emprego e tiver dinheiro tudo melhora. Mais outra ilusão. Arranjamos a porcaria do trabalho e lidamos com pessoas problemáticas e temos que aturar isso, porque temos que manter nossa rede de relacionamentos. Ansiamos o fim de semana e férias mais que tudo. Sempre estamos precisando de férias. Daí você pensa: quando eu casar vai ser melhor, vou ter uma pessoa para dividir meus problemas e tudo vai ser mais fácil. Outra mentira. Quando você casa a esposa e filhos criam problemas para a única época que você tinha de descanso, suas férias e fins de semanas. Enfrentar shopping lotado, levar crianças para intermináveis festas de aniversário e por ai vai.
- Eu discordo. São problemas, mas são problemas bons. Além do que e se você não casasse? Como seria sua vida social? Você viveria sozinho.
Os dois deram uma pausa para embaralhar as cartas para uma nova partida.
- Você falando isso vascaíno? Você está jogando baralho em um estádio de futebol para sua mulher lhe deixar em paz. Se você fosse jogar no bar, ia dormir no sofá.
- É por isso mesmo que estou aqui. Compensa ter trabalho e chegar em casa com uma mulher cheirosa e bem disposta me recebendo.
- É bom mesmo, porém, sem dúvida, o casamento é bom para uma coisa; ter sempre alguém para te levar ao hospital.
Os dois amigos riram e, no mesmo instantem Obina marcou o último gol do Flamengo.

2 Comments:

Blogger Sérgio Medeiros said...

Ia preferir se o Cruzeiro ganhasse o jogo :-P

Legal a ideia da história!

5:12 AM  
Blogger evelin said...

hehe..próxima estória que envolver jogo escolho um jogo que o cruzeiro vença =)

Valeu pelo comentário..

9:47 AM  

Post a Comment

<< Home