Wednesday, September 10, 2008

Memórias de um livro


Este livro foi escrito por Geraldine Brooks. Ela é australiana e começou sua
carreira como jornalista. Em 1994 ela publicou seu primeiro livro
"Nove Partes do Desejo: o Mundo Secreto das Mulheres Islâmicas". Este livro é
mais um relato jornalístico do que ela passou quando foi correspodente
do The Wall Street Journal no Oriente Médio.

Então em 2001 ela publica o livro "Year of wonders" e em 2005 o livro "March".
Por "March" ela ganhou o prêmio Pulitzer. O seu último livro foi
"As memórias de um livro", que foi lido por mim recentemente. É um livro bem
interessante. Principalmente no aspecto histórico, o qual Brooks parece ter tido
um cuidado muito grande.

"As memórias de um livro" conta a história de uma antiga Haggadah de Sarajevo.
Haggadah é um livro judaico utilizado na durante a festa da páscoa judaica.
O que esta Haggadah tem de especial é que ela sumiu por um tempo na guerra
e ressurgiu misteriosamente. A personagem principal é uma estudiosa de antigos
livros chamada Hanna. Ela é chamada para estudar o livro no aspecto físico.
A composição das páginas e tintas usadas, por exemplo, podem dizer alguma coisa
sobre onde o livro foi feito ou por quem. É nas pistas que Hanna encontra que
Brooks desfia estórias do passado. Particulamente, eu achei
estas estórias mais interessantes, do que a que envolve a personagem principal.
Eu sempre me interessei por história então me envolvi bastante em cada nova
estória de cada pista nova encontrada por Hanna.

4 Comments:

Blogger MALALE said...

I have an anxious mind too

8:17 AM  
Blogger Francisco said...

Eu quero esse aí, é teu?

9:47 AM  
Blogger Bruno França said...

Um dos melhores livros sobre história que eu já li é "A Autoridade e o Indivíduo", do R. (que vindo de mim, vc já sabe quem é). Fala sobre os motivos das pessoas terem preferido viver em sociedade e sobre os impactos que a sociedade trouxe a cada um dos indivíduos. Não é ficção, mas é interessante e eu aprendi bastante com ele. Um outro que estou lendo agora é "O que o Tio Sam realmente quer", do Chomsky, que trata da história política dos EUA pós segunda guerra.

Seu blog tá movimentado... acho que agora vc já tem a motivação que precisa.

bjs

12:33 PM  
Blogger evelin said...

Oi Francisco. É meu sim, mas no momento está emprestado..Isso que da fazer propagando dos meus livros..:)

Realmente Bruno da motivação sim. E você foi o primeiro a motivar, obrigada!

2:21 PM  

Post a Comment

<< Home